MENU
Fernandópolis capacita profissionais sobre prevenção ao câncer de boca e ética na Odontologia
Agentes de saúde e dentistas participaram de capacitações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde
Por JORNALISMO EDUCADORA
Publicado em 22/06/2026 07:12
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Foto/divulgação - Prefeitura Municipal

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis promoveu, na última sexta-feira (19), duas capacitações voltadas aos profissionais da rede pública, reforçando o compromisso com a educação permanente, a qualificação dos serviços e a melhoria do atendimento prestado à população.

No período da manhã, cerca de 150 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participaram de uma capacitação sobre o rastreamento do câncer de boca. A atividade foi ministrada pela professora doutora Luciana Estevam Simonato, estomatologista do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Fernandópolis e docente da Universidade Brasil, e por Hugo Sobrinho Bueno, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Durante o encontro, foram apresentados os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca, os sinais e sintomas de alerta, as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

Também foi destacado o papel estratégico dos Agentes Comunitários de Saúde na identificação de pessoas em situação de risco e na orientação da população para a busca dos serviços de saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a capacitação fortalece as ações da Atenção Primária, amplia o acesso à informação e contribui para a detecção precoce de casos suspeitos, aumentando as chances de sucesso no tratamento e de recuperação dos pacientes.

Ética na Odontologia

Também na sexta-feira, cirurgiões-dentistas da Atenção Primária, da Atenção Secundária e da equipe do CADIP participaram da capacitação "Ética Profissional na Odontologia", ministrada pelo Dr. João Augusto Sant'Ana, de Marília, integrante do CROSP (Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo). A iniciativa foi promovida pela Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia.

A palestra teve como objetivo atualizar e aprofundar os conhecimentos dos profissionais sobre os princípios éticos que norteiam o exercício da Odontologia, reforçando a responsabilidade dos cirurgiões-dentistas perante os pacientes, a sociedade e as instituições de saúde.

Durante a capacitação, foram abordados temas como conduta ética, responsabilidades legais, sigilo profissional, relacionamento com pacientes e colegas de profissão, além das diretrizes estabelecidas pelo Código de Ética Odontológica.

O encontro também proporcionou momentos de reflexão sobre a importância de uma atuação pautada na transparência, no respeito e no compromisso com a qualidade da assistência prestada à população.

 
 
Comentários